quinta-feira, outubro 02, 2008

Homer Simpson tenta votar em Obama... porém a máquina escolhe McCain

O capítulo de 2 de novembro dos Simpson oferecerá uma antecipação das eleições no seu capítulo especial de Halloween

ELPAÍS.com / EFE - Madrid / San Francisco - 02/10/2008

Tradução de Antonio de Freitas

Já ficou clara a preferência de Robert De Niro, Leonardo Di Caprio e Scarlett Johansson pelo candidato democrata à Casa Branca. Porém, Barack Obama ganhou um novo fã. Trata-se de Homer Simpson, o patriarca da família mais estrambótica de Springfield, que em 2 de novembro, dois dias antes do dia real das eleições, tentará votar em Obama, ainda que finalmente acabará devorado por uma máquina que prefere McCain.

No YouTube (em inglês) se pode ver um fragmento do capítulo que a cadeia estadunidense Fox emitirá 48 horas antes da jornada eleitoral e dois dias depois do Halloween. Nele, as eleições chegam a Springfield. Como todo cidadão responsável Homer Simpson se acerca até seu colégio eleitoral para votar em seu candidato favorito. Sua preferência é clara: "Quero votar em Obama", diz risonho diante de uma das máquinas eleitorais que recolhem, mediante um monitor táctil, o voto dos cidadãos. Contudo, o aparato marca até seis votos para John McCain quando Simpson tenta furibundo que se registre seu voto corretamente.

Al Jean, produtor executivo dos "Simpsons", disse ao diário estadunidense Orlando Sentinel que a cena não pretende ser uma declaração de apoio a Obama, mas "um comentário sobre as irregularidades do sistema de voto" nos EUA.