terça-feira, novembro 25, 2008

A mesa desordenada de Albert Einstein


A mesa desordenada de Albert Einstein

Periodista Digital – Ciencia y Medio Ambiente – 25-11-08

Tradução de Antonio de Freitas

(PD).- Pilhas de papeis, envelopes e fórmulas escritas pela metade. Estas imagens da mesa de Albert Einstein em seu escritório de Princeton foram publicadas pela revista ‘Life’ em 1955, poucos meses antes de sua morte.

Nelas - como nos explica
Aberrón en Fogonazos- podemos contemplar um quadro-negro cheio de equações, um montão de revistas velhas e até seu próprio cachimbo abandonado momentaneamente sobre um dos cadernos.

Se alguém presta atenção pode ver o que parece um tinteiro, alguns livros, um exemplar de uma revista de Filosofia e até um cinzeiro de cristal.

Debaixo dos montões de papeis se vislumbram canetas perdidas e cartas sem abrir, documentos que talvez contenham a chave da teoria unificada, na qual investiu sem sucesso os últimos anos de sua vida. No centro da imagem há uma fotografia do que parece uma praça, sem pessoas. Em que estava pensando Einstein minutos antes que chegasse o fotógrafo?

Sobre as vantagens e incovenientes de se ter uma mesa desordenada já se escreveram autênticos tratados, alguns dos quais sustentam que o caos pode ser mais produtivo que uma ordem demasiada estrita. Contudo, nada como a citação atribuída ao próprio Einstein para pôr as coisas no seu lugar: "Se uma mesa abarrotada é sintoma de uma mente abarrotada, então o que devemos pensar de uma vazia?"