quarta-feira, dezembro 24, 2008

'Bossa nova' e 'chanson' no Rio


'Bossa nova' e 'chanson' no Rio

Gilberto Gil e Charles Aznavour inauguram o ano da França no Brasil, junto aos presidentes Lula e Sarkozy

C. E. - Madrid – El País - 24/12/2008

Tradução de Antonio de Freitas

São os ícones musicais vivos de seus respectivos países. O músico francês Charles Aznavour e o brasileiro Gilberto Gil cantaram na terça-feira (23/12) para os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Nicolás Sarkozy no Rio de Janeiro. O concerto é a abertura do ano francês no Brasil, que se celebrará em 2009.

A homenagem à cultura francesa chega "em reciprocidade", saudável costume brasileiro, ao ano do Brasil que a França celebrou em 2005, no qual também participou Gil, então Ministro da Cultura brasileiro. O primeiro astro a subir no palco, de guitarra na mão, foi precisamente Gilberto Gil, que encerrou sua apresentação interpretando uma canção em francês. Aznavour, com sua tradicional camisa negra, arrancou aplausos com o tema Mourir d’aimer e foi acompanhado por todo o público no clássico La Bohème.

A primeira-dama da França, Carla Bruni, também se encontrava entre o público e acompanhou a Sarkozy em várias solenidades públicas durante a visita. Ontem, (23/12) ela foi parabenizada por dezenas de crianças pelo seu aniversário de 41 anos, na visita que realizou à favela do Pavão-Pavãozinho. Está previsto que Bruni aproveite sua viagem ao Brasil para encontrar-se com seu pai biológico Maurizio Remmert, que vive em São Paulo. Não há informações oficiais sobre quanto tempo ainda permanecerá o casal francês no Brasil, porém a imprensa local aposta no prolongamento da estada até o Ano Novo.