segunda-feira, março 23, 2009

Roberto Carlos comemora 50 anos de carreira com série de shows


Roberto Carlos comemora 50 anos de carreira com série de shows

UOL Música - Da Redação - 23/03/2009 - 17h36

São muitas emoções. É assim que Roberto Carlos resume sua carreira de 50 anos. E para comemorar o aniversário de meio século no palco, o Rei vai fazer uma festa que inclui show solo e com convidados, de rock a sertanejo, e até megaexposição de memorabilia. Tudo isso ao longo de 2009 e começo de 2010, ano em que pretende lançar um disco de inéditas.

Roberto Carlos vai dar início a série de shows no dia de seu aniversário de 68 anos: 19 de abril. Será em Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo, cidade natal do Rei e onde ele não se apresenta há 14 anos. "É uma emoção muito grande voltar para lá. Tenho que me segurar, senão vou chorar a cada meia-hora", diz o cantor.

A intenção é levar a turnê para percorrer o Brasil durante todo o ano. Por enquanto, 25 shows já estão confirmados em 18 cidades, entre eles uma apresentação no Maracanã para cerca de 60 mil pessoas no dia 11 de julho. Os ingressos ainda não começaram a ser vendidos e os valores não foram divulgados, mas segundo Roberto Carlos, a ideia é fazer o máximo possível de shows a preços populares.

O roteiro do espetáculo tem direção musical e arranjos do maestro Eduardo Lajes. O repertório e a concepção das apresentações, no entanto, não estão definidos. "Ainda vamos sentar para escolher as músicas e os artistas convidados".

Convidados estes que não faltarão nas comemorações de Roberto Carlos em São Paulo, a "segunda casa de todo artista", de acordo com ele. No dia 26 de maio, o espetáculo "Elas cantam Roberto Carlos" vai reunir 14 vozes femininas no Theatro Municipal. "Não sei quem serão 'elas'. Os artistas é que estão preparando a homenagem", disse.

No dia 11 de agosto é a vez do rock and roll reparecer na carreira do Rei. "Roberto Carlos Rock Symphony" vai colocar no Ginásio Ibirapuera expoentes do gênero para tocar suas músicas. Já em 2010, no mês de março, "Emoções Sertanejas" vai levar ao palco do Estádio do Pacaembu duplas e representantes do estilo.

Os artistas também não foram anunciados, mas o Rei promete participar dos três eventos temáticos, todos com rendas revertidas para projetos sociais.

Exposição

A música de Roberto Carlos também será traduzida em memorabilia. A Oca do Parque Ibirapuera vai abrigar, em janeiro de 2010, a "Expo RC 50 anos", que promete ser a mais completa mostra já montada no país sobre um músico brasileiro em atividade.

A exposição vai mostrar o famoso calhambeque que deu origem à música homônima e foi recentemente reformado por Emerson Fittipaldi, além de imagens, sons e objetos para contar, de forma interativa, a história do cantor.

No entanto, Roberto já adianta: há poucas chances de se ver lembranças da boate Plaza, em Copacabana, um dos lugares em que a bossa nova foi gerada e onde ele começou na música como crooner. "Tenho pouco material dessa época. Quase não há documentos. Naquele tempo a gente não pensava no quanto valeriam essas coisas", conta.

Seu primeiro disco, "Louco por Você", foi lançado em 1961 e é marcado pela influência da bossa nova. Roberto Carlos nunca permitiu que o álbum fosse reeditado. E agora, 50 anos depois? "Pode ser que sim, pode ser que não", ri o cantor. "Na verdade eu nunca quis relançar, mas posso mudar de idéia".

Enquanto isso, ele prepara um disco de inéditas para ser lançado até 2010. "Já tenho algumas músicas prontas minhas e algumas com parceria de Erasmo", adianta. E garante que continuará falando do que sempre falou em suas canções: o amor. "É a coisa mais importante que existe".

As comemorações de 50 anos de carreira não terminam no Brasil. Em março de 2010 a festa desembarca em Nova York, dando início à fase internacional da excursão.

Veja o roteiro já confirmado da turnê no Brasil:

Cachoeiro do Itapemirim (ES) - 19 de abril;

Caruaru (PE) - 7 de maio;

Recife (PE) - 8 e 9 de maio;

Aracaju (SE) - 21 de maio;

Salvador (BA) - 23 de maio;

São Paulo (SP) - 26 de maio ("Elas cantam Roberto Carlos");

João Pessoa (PB) - 3 de junho;

Natal (RN) - 4 de junho;

Fortaleza (CE) - 6 de junho;

Teresina (PI) - 9 de junho;

Belém (PA) - 11 de junho;

Manaus (AM)- 13 de junho;

Rio de Janeiro (RJ) - 11 de julho;

São Paulo (SP) - 11 de agosto ("RC Rock Symphony");

Porto Alegre (RS) - 8 ou 15 de agosto;

Vila Velha (ES) - 16 de agosto;

São Paulo (SP) - 21, 22, 28 e 29 de agosto;

Curitiba (PR) - 18 e 19 de setembro;

Brasília (DF) - 17 de outubro;

Belo Horizonte (MG) - 14 de novembro;

São Paulo (SP) - março de 2010 ("Emoções Sertanejas")