segunda-feira, maio 11, 2009

As chuvas no Brasil desalojam 180.000 pessoas


180.000 pessoas desalojadas no Brasil pelas chuvas

As trombas de água deixam 44 mortos em municípios do norte e nordeste do país
EFE - Brasília - 11/05/2009

Tradução de Antonio de Freitas Jr.

Umas 180.000 pessoas foram desalojadas e 44 morreram nas cidades mais afetadas pelas fortes chuvas que castigaram regiões do norte e nordeste do Brasil, segundo o último informe da Defesa Civil.

Aviões da Força Aérea distribuíram sete toneladas e meia de alimentos e oito toneladas de medicamentos, roupas e colchões no Estado do Maranhão, onde as trombas de água e os deslizamentos de terra causados pelas chuvas provocaram mais estragos.

A cidade de Trizidela do Vale, de uns 180.000 habitantes, está inundada noventa por cento pelo transbordamento do rio Mearim, seis metros acima de seu nível normal. Umas 9.000 pessoas se viram expulsas de suas casas. Noutras cidades do Maranhão a polícia se mobilizou para evitar saques nas casas abandonadas.

As chuvas açoitaram com força os Estados do Ceará, Maranhão, Amazonas, Bahia, Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Santa Catarina, Piauí, Rio Grande do Norte e Pará.

Segundo fontes oficiais, as perdas econômicas causadas pelas precipitações, que em algumas regiões do país são as maiores que se registraram desde meados da década de 50, são superiores a um bilhão de reais (mais de 356 milhões de euros).