quarta-feira, maio 13, 2009

Lula ganha o prêmio da Paz da Unesco

Lula ganha o prêmio da Paz da Unesco

A organização da ONU quis recompensar o trabalho do Presidente do Brasil "em prol da paz, o diálogo, a democracia, a justiça social e a igualdade de direitos"

EFE - París – El País - 13/05/2009

Tradução de Antonio de Freitas Jr.

O Presidente do Brasil, Lula da Silva, foi escolhido nesta quarta-feira o ganhador do Premio de Fomento da Paz Félix Houphouet-Boigny, segundo informou a Unesco em comunicado.

O ato solene de entrega terá lugar no próximo mês de junho, afirmou a organização da ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura, sem precisar a data exata. Com este prêmio quiseram recompensar, explica o texto, o trabalho do Presidente do Brasil "em prol da paz, o diálogo, a democracia, a justiça social e a igualdade de direitos".

Os jurados quiseram celebrar, igualmente, a "inestimável contribuição" de Lula para a erradicação da pobreza e a proteção dos direitos das minorias.

A decisão dos jurados desta distinção criada em 1989 foi anunciada pelo ex-presidente português Mario Soares.

O último premiado com este prêmio pela Paz da Unesco foi, em 2008, o ex-presidente da Finlândia e fundador da organização não governamental “Crisis Management Initiative”, Martti Ahtisaari, poucos meses antes de receber o Prêmio Nobel da Paz.

Entre os políticos que o receberam anteriormente figuram Nelson Mandela e Frederik W. De Klerk; Yitzhak Rabin, Shimon Peres e Yasser Arafat; o Rei da Espanha, Juan Carlos I e o ex-presidente estadunidense Jimmy Carter.