quarta-feira, maio 27, 2009

Obama indica uma mulher hispânica para a Suprema Corte


Obama indica uma mulher hispânica para a Suprema Corte

Sonia Sotomayor, de 54 anos e de origem porto-riquenha, substituirá ao liberal David Souter

AGENCIAS - Nueva York – El País - 26/05/2009

Tradução de Antonio de Freitas Jr.

Sonia Sotomayor, magistrada da Corte de Apelações de Nova York, será a terceira mulher e o primeiro membro da comunidade hispânica a ocupar uma cadeira na Suprema Corte dos EUA. Sua indicação foi divulgada na tarde de terça-feira (26/05) pelo Presidente Barack Obama, mas ainda deverá ser ratificada pelo Senado. Sotomayor, de 54 anos, substituirá a David Souter, de 69 anos, que alegou razões de índole pessoal para deixar o órgão máximo da justiça estadunidense em junho próximo, quando os juízes do Supremo saem de férias até o outono, recomeçando seus trabalhos em outubro. A saída de David Souter não altera o atual equilíbrio liberal-conservador do alto tribunal, já que Sotomayor é da mesma tendência.

Filha de pais porto-riquenhos, Sonia Sotomayor cresceu em um conjunto habitacional no bairro nova-iorquino do Bronx. Destacou-se como estudante na Universidade de Princeton e mais tarde na Faculdade de Direito de Yale. Fã entusiasta da equipe de beisebol dos Yankees de Nova York, a magistrada está divorciada e não tem filhos.

A indicação de Sotomayor pode agradar a dois grupos chaves na eleição de Barack Obama para a Presidência dos EUA: as mulheres e os latinos. Sotomayor entrou para a magistratura em 1991, graças ao acordo do Presidente George H. W. Bush com os senadores do Estado de Nova York e ascendeu à Corte de Apelações em 1998, pela mão do Presidente Bill Clinton. Adquiriu notoriedade em 1995, durante o juízo que pôs fim a uma greve de um ano na liga de beisebol; Sotomayor proibiu o uso de jogadores substitutos por parte dos clubes da liga.

Esta foi a primeira oportunidade que se apresentou a Obama para nomear um juiz do Supremo. Os nove juízes deste alto tribunal, uma vez nomeados pelo presidente, contam com esse cargo por toda vida, ou seja, até quando decidam se aposentar, e dispõem de um imenso poder.

David Souterm, o magistrado que se aposenta, representou um exemplo de independência profissional. Foi nomeado por Bush pai em 1990, porém votou a favor do aborto e dos direitos dos homossexuais. E foi um dos quatro votos dissidentes na decisão de 2000 que deu a vitoria a Bush filho sobre Al Gore. Dos cinco membros da Suprema Corte, cinco são conservadores e quatro - incluída a recém nomeada Sotomayor -, liberais.