sábado, junho 06, 2009

Barack Obama comemora na Normandia o 65° aniversário do Dia D


Barack Obama comemora na Normandia o 65° aniversário do Dia D

O Presidente dos EUA se reúne com Nicolas Sarkozy para analisar a situação no Oriente Médio, Coréia do Norte e a crise econômica mundial

AGENCIAS - Colleville – El País - 06/06/2009

Tradução de Antonio de Freitas Jr.

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chegou hoje em Caen (Normandia) onde participou dos atos comemorativos do 65° aniversario do Dia D. Acompanhado de sua esposa, Michelle, Obama chegou a Caen, onde se reuniu com Sarkozy, a bordo de uma versão mais reduzida de seu avião ‘Air Force One’ tradicional, procedente de Paris.

Antes dos atos oficiais, os dois mandatários mantiveram uma reunião na qual abordaram assuntos como a situação no Oriente Médio, o desafio nuclear do Irã e da Coréia do Norte ou a crise econômica mundial. A respeito da situação em Israel, o Presidente estadunidense expressou seu desejo de que se estabeleçam conversações "sérias e construtivas" para lograr uma solução consensual entre Israel e Palestina. "Não espero que um problema de 60 anos se resolva da noite pro dia, porém, como disse antes, o que espero é que ambas as partes reconheçam que perdem o controle sobre seus destinos", afirmou o Presidente dos EUA, acompanhado do Chefe de Estado francês, Nicolas Sarkozy.

Barack Obama tampouco quis se esquecer da Coréia do Norte e voltou a tachar de "extremadamente provocativa" as últimas ações nucleares do governo de Pyongyang e não pode estar sujeita a "nenhuma recompensa". "Vamos olhar muito seriamente a forma pela qual estudaremos estas questões", declarou Obama aos jornalistas. "Não acredito que continuaremos a seguir por um caminho onde a Coréia do Norte segue desestabilizando a região enquanto nós reagimos como sempre", declarou Obama. "Temos pensado seguir com a política habitual de recompensar as provocações", afirmou. Com relação ao Irã, Obama advertiu que seria "extremadamente perigoso" que o governo de Teerã desenvolvesse uma arma nuclear.

A lembrança dos caídos

As conversas entre Obama e Sarkozy continuaram durante o almoço de trabalho, ao final do qual dirigiu-se até Colleville, onde se encontra o Memorial e Cemitério Americano, para participar das comemorações do Desembarque da Normandia nas praias denominadas Omaha, Utah, Juno, Gold e Sword, que marcou o começo da ofensiva aliada na Europa em 6 de junho de 1944.

"Vivemos num mundo onde as ideologias e as declarações sobre o que é verdade e o que não é competem. Neste mundo, é raro se encontrar com um enfrentamento que fale de algo tão universal como é a humanidade em si mesma. Esse enfrentamento foi a Segunda Guerra Mundial", assegurou Obama em seu discurso. "Então ninguém sabia, mas grande parte do progresso que definiu o século XX, em ambos os lados do Atlântico, começou numa batalha por um pedaço de praia de somente sete quilômetros de comprimento por três de largura", recordou. "Nenhum homem que haja derramado seu sangue ou haja perdido um irmão pode dizer que a guerra é boa, porém todos nós sabemos que essa guerra foi essencial", concluiu Obama cujo avô e o tio-avô participaram do desembarque.

Também participaram dos atos comemorativos o Príncipe Charles da Inglaterra, o Primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, e do Canadá, Stephen Harper, representando os países que participaram do Dia D.

Obama, que na sexta-feira (05/06) visitou na Alemanha o campo de concentração de Buchenwald, tem um interesse pessoal em participar dos eventos de hoje.