segunda-feira, setembro 28, 2009

Zoellick adverte sobre o fim do dólar


O presidente do Banco Mundial prevê que a moeda estadunidense deixará de ser a divisa de referência mundial. O euro se perfila como a grande alternativa

AGENCIAS - Washington – El País - 28/09/2009

Tradução de Antonio de Freitas Jr.

O dólar estadunidense, moeda de referência mundial, poderá se converter numa das vítimas da crise financeira, segundo Robert Zoellick. O presidente do Banco Mundial considera que os dias de glória dos ‘bilhetes verdes’ estão contados. Depois da ‘débâcle’, Zoellick prevê que as maiores economias emergentes do mundo terão uma maior influencia mundial, em detrimento dos Estados Unidos, o epicentro do desastre. As alternativas apontadas, pelo chefão do Banco Mundial, são o euro e a moeda chinesa.

"A atual suposição é que, depois da crise, a economia refletirá a crescente influencia da China, provavelmente da Índia, e de outras grandes economias emergentes. Supostamente, EUA, verão reduzidos seu poder econômico e influência", assegurou hoje Zoellick num discurso pronunciado na prestigiosa Universidade John Hopkins de Washington. E nesta nova ordem econômica mundial, o dólar poderá perder sua posição dominante. "Os Estados Unidos se equivocariam se acreditassem na garantia, para sua moeda, do papel de divisa predominante do mundo. Olhando pro futuro, cada vez mais haverá outras diferentes opções", porém, afirmou, "o dólar seguirá sendo uma das principais divisas".