sábado, novembro 21, 2009

França 'fichou' a Hitler como um "demagogo astuto, não um idiota"


França 'fichou' a Hitler como um "demagogo astuto, não um idiota"

REUTERS - Paris – El País - 21/11/2009

Tradução de Antonio de Freitas Jr.

Um documento oculto nos Arquivos Nacionais franceses e datado de 1924 descreve Adolf Hitler - então líder do Partido Nacional-socialista Obreiro Alemão - como um "demagogo bastante astuto" e como o equivalente germânico do ditador italiano Benito Mussolini. Contudo, não levanta a voz de alarme sobre a eventual influência de Hitler na realidade europeia dos anos subsequentes.

"Não é idiota, mas um demagogo bastante astuto", afirma a breve e amarelada nota redigida por um espião francês, acompanhada de uma foto de Hitler vestido com paletó e gravata, já com seu habitual bigode e seu cabelo partido de lado. O agente apresenta a Hitler como "o Mussolini alemão" e adverte de que "comanda grupos paramilitares de orientação fascista", mas não recomenda adotar nenhuma medida contra o homem que desencadearia a Segunda Guerra Mundial.

Esta nota é parte de um enorme arquivo que se remonta ao período em que as tropas francesas ocuparam a Alemanha após o final da Primeira Guerra Mundial. O informe sobre Hitler, que logo estará à disposição dos historiadores, estava guardado separado num arquivo de metal construído em 1791 durante a Revolução Francesa, que contém mais de 800 textos, entre os quais se destacam o diário do decapitado rei Luis XVI e de sua esposa, Maria Antonieta. Estes documentos foram posteriormente transportados a Paris em 1930 e estão armazenados desde então nos Arquivos Nacionais franceses. A nota que descreve Hitler está acompanhada de textos similares com referências a seus comparsas, Goebbels, Hermann Goering e Heinrich Himmler, ministro do Interior e chefe da polícia alemã, ao qual se acusa diretamente de "racista".