segunda-feira, março 01, 2010

José Mujica assume a presidência do Uruguai


José Mujica assume a presidência do Uruguai
e se compromete com o gasto social

O novo governante, de 74 anos, se torna o segundo Presidente de esquerda na história do país

EFE - Montevideo – El País - 01/03/2010

Tradução de Antonio de Freitas

O ex-guerrilheiro José Mujica, do bloco de esquerda Frente Ampla, tomou posse hoje como o 52º Presidente do Uruguai, em uma cerimônia no Palácio Legislativo de Montevidéu, onde ele garantiu que o gasto social será um dos pilares de seu mandato.

"Atualmente, 2% dos uruguaios vive na pobreza,o que é uma vergonha nacional", disse o presidente em sua mensagem de posse. "Um em cada cinco uruguaios é pobre, mas o país está indo bem ... O Uruguai está se movendo em duas velocidades", disse o novo Presidente, referindo-se à pobreza, que em sua opinião, "não é justo além de que é perigoso".

Mujica, que venceu as eleições no país em 29 de novembro do ano passado, jurou na sua posse diante da senadora Lúcia Topolansky, sua esposa. Em seu discurso, o ex-guerrilheiro tupamaro reiterou o seu compromisso com o Mercosul, a aliança regional formada por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, com a Venezuela em processo de integração formal.

Mujica, que antes e durante a ditadura que governou o Uruguai entre 1973 e 1985 esteve preso em condições duras, disse que as forças armadas do Uruguai "estão cheias de pessoas pobres" e assinalou seu compromisso de apoiar as tropas com os planos de habitação e melhoria de seus salários.

Na cerimônia de posse estiveram presentes os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, da Colômbia, Álvaro Uribe, da Venezuela, Hugo Chávez, da Bolívia, Evo Morales, do Paraguai, Fernando Lugo, e do Equador, Rafael Correa. Também estiveram presentes na cerimônia Felipe de Bourbon, representando a Espanha, e a Secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton.

O novo governante, de 74 anos, que participou do evento vestido com um terno azul escuro, mas sem gravata, se torna o segundo Presidente de esquerda da história do país ao substituir Tabaré Vázquez, seu parceiro na Frente Ampla. Em 2005 Vazquez quebrou a hegemonia de mais de um século e meio do Partido Colorado e do Partido Nacional (Blanco).