sexta-feira, abril 02, 2010

A 'madrugá' abarrota Sevilha

A 'madrugá' abarrota Sevilha

Milhares de pessoas lotam las ruas para assistir uma das procissões mais populares da Semana Santa

EFE - Sevilla – El País - 02/04/2010

Tradução de Antonio de Freitas

A ‘madrugá’, a procissão mais popular da Semana Santa de Sevilha, começou pouco depois da meia noite com a saída da primeira de suas seis cofrarias, a da Macarena, e com centenas de milhares de sevilhanos e turistas que lotaram as ruas numa madrugada luminosa embora fria. As procissões transcorreram com normalidade e não houve incidentes graves.

A novidade é a presença, pela primeira vez em sua história, de nazarenas da confraria do ‘Gran Poder’, conhecida como ‘El Señor de Sevilla’, que incorporou umas 200 mulheres a sua relação de 2.300 nazarenos. Com a incorporação de mulheres a uma das cofrarias mais tradicionais da Semana Santa sevilhana, somente restam três de suas 61 congregações que ainda não se uniram a este processo, iniciado nos anos noventa.

A irmandade da ‘Macarena’ começou na rua ‘Jesús de la Sentencia’ às 12:25 da madrugada e no momento de atravessar as portas de su basílica, situada No bairro do mesmo nome, foi recebida ao som de uma ‘saeta’ cantada das varandas da irmandade. Após a ‘La Esperanza Macarena’ sairam ‘El Silencio, el Gran Poder, la Esperanza de Triana, Los Gitanos e El Calvario’, percorrendo durante toda a madrugada e primeiras horas de hoje as ruas de Sevilha com seu séquito de sacristãos, pajens, nazarenos e penitentes com cruz.

O contraste ocorre entre as cofrarías ‘sérias’ como ‘El Silencio’ e ‘El Calvario’, caracterizadas por sua austeridade, e as populares como a ‘Esperanza de Triana’ e ‘Macarena’, que percorrem as ruas aos gritos de "guapa, guapa" dirigidos a sua Virgem Maria. As ruas do centro de Sevilha ficaram abarrotadas de centos de milhares de sevilhanos e turistas que, ademais de presenciar a passagem das imagens pelas estreitas ruas do centro, passaram a vigília comendo nos bares.