sábado, maio 08, 2010

Walter Salles filma 'On the Road'

Walter Salles filma 'On the Road'

Gregorio Belinchón – Version muy original - blogs.elpais.com

Tradução de Antonio de Freitas Jr.

Durante décadas, qualquer cineasta indie sonhou com a possibilidade de adaptar 'On the Road', de Jack Kerouac, título mítico da literatura estadunidense, uma viagem desenfreada a finais dos anos quarenta que se converteu no livro chave da geração beat: Kerouac (à direita na foto), Allen Ginsberg, William S. Burroughs e Neal Cassady (à esquerda na imagem). Faz tempo que os direitos de adaptação para o cinema foram comprados por Francis Ford Coppola, que os colocou nas mãos do diretor brasileiro Walter Salles. Ontem o projeto acelerou: as gravações começarão em agosto e entre os protagonistas estará Kristen Stewart, a garota de Crepúsculo.

Finais dos anos quarenta. Dois viajantes enlouquecidos, dois hipsters como Dean Moriarty -Kerouac o define como o grande heroi beatnik, "um demente, um anjo, um mendigo"- e seu amigo Sal Paradise, atravessam os Estados Unidos de ponta a ponta. 'On the Road' foi publicado em 1957, apesar de escrito entre 1948 e 1949, anos em que Kerouac realizou as viagens que descreve no livro. Sob o nome de Moriarty se esconde Neal Cassady, e sob o de Paradise, narrador do romance, o próprio Kerouac. Drogas, álcool, estradas, uma América até então nunca mostrada... e agora, por fim, levada ao cinema.

Francis Ford Coppola sempre teve em mente o poder deste relato, além da dificuldade de passar para a tela esse estilo inconfundível de escrita espontânea, muito próxima ao be bop do jazz. E defendeu a pureza de sua adaptação, contratando para dirigí-la o brasileiro Walter Salles (Estação Central do Brasil). Na realidade, Salles já trasladou para a tela outra viagem mítica, a de um jovem médico chamado Ernesto Che Guevara em 'Diários da Motocicleta'. Em 2006 entregaram-lhe a direção de 'On the Road' e ontem se anunciou o elenco: Sam Riley, que deu vida ao músico Ian Curtis em 'Control', será o álter ego de Kerouac; Garret Hedlund, que veremos em 'TRON legacy', interpretará a Moriarty / Cassady, e buscando um grande atrativo comercial -sem negar seu talento interpretativo- Kristen Stewart (a Bella de 'Crepúsculo') encarnará a sua mulher Marylou. As filmagens começam em agosto próximo. Um grande desafio para Salles, porque milhões de leitores vigiarão que 'On the Road' filme não se distancie nem um milímetro de 'On the Road' romance. O roteiro é obra do porto-riquenho José Rivera, homem de confiança de Salles e candidato ao Oscar em 2005 por seu trabalho em 'Diários da Motocicleta'.