quarta-feira, junho 16, 2010

Cala boca, Galvão?

Cala boca, Galvão?

Uma mensagem no Twitter com uma brincadeira dos usuários brasileiros está há dias nos 'Trending Topics'

MARINA GONÇALVES - Madrid - 15/06/2010

Tradução de Antonio de Freitas Jr.

"Cala boca, Galvão" está nos Trending Topics (os temas mais populares) mundiais do Twitter há pelo menos três dias. Uns dizem que é o novo videoclipe de Lady Gaga; outros que é uma campanha para salvar uma espécie rara de pássaros no Brasil. A verdade é que "Cala boca, Galvão" é uma grande brincadeira dos usuários brasileiros do Twitter - o país é o segundo do mundo em número de usuários, atrás dos estadunidenses. Galvão Bueno é um dos comentaristas esportivos mais conhecidos no país do futebol. E "cala boca" significa “cállate la boca”, em espanhol.

O comentarista esportivo brasileiro Galvão Bueno, que gerou o pedido no Twitter foi o grande tema da imprensa brasileira antes da estréia da seleção canarinho, ontem, às 15:30. Na noite de segunda-feira, dia 14 de junho, a TV Globo respondeu de maneira divertida à solicitação da torcida - que pedem na rede social que Galvão deixe de falar tanto durante as partidas - e criou um videogame com as frases mais populares do locutor, que está na África do Sul. O jogo se chama ‘Fala, Galvão!

A brincadeira começou na cerimônia de abertura do Mundial, na sexta-feira passada, dia 11 de junho, quando Galvão Bueno, jornalista da TV Globo, não parava de falar durante a transmissão. Os brasileiros começaram a tuitar a expressão. E depois de algumas horas a frase já estava no pico dos ‘Trendings Topics’. Os usuários que não sabiam português, os estadunidenses principalmente, começaram a se perguntar o que significava a expressão e os brasileiros criaram várias versões, todas elas falsas.

Uma das historias inventadas é a versão de que "Cala boca, Galvão" é o novo clipe da cantora Lady Gaga. Começou outra avalanche de tweets e noticias que queriam saber onde estaria a versão oficial do vídeo. Pois um brasileiro criou uma. Em um dia obteve mais de 50.000 reproduções. A versão mais difundida, contudo, é que "Cala a boca, Galvão" faz referência a uma campanha do Galvão Institute, instituto criado para salvar os pássaros Galvão, quase extintos no Brasil. Segundo um vídeo em inglês colocado no Youtube, as aves são assassinadas na época do carnaval e suas penas são utilizadas nas fantasias. Por cada tweet, o instituto ganharia 10 centavos de real (aproximadamente 4 cêntimos de euro). Até agora mais de 180.000 pessoas viram o vídeo.