quinta-feira, agosto 05, 2010

Churchill escondeu o avistamento de um OVNI para não causar pânico


Churchill escondeu o avistamento de um OVNI para não causar pânico

O Arquivo de Estado britânico desclassifica centenas de documentos sobre objetos voadores não identificados. Numa das cartas aparece o mais celebre político britânico ordenando silêncio sobre o tema

AGENCIAS - Londres – El País - 05/08/2010

Tradução de Antonio de Freitas

O Reino Unido desclassificou hoje (05/08/10) centenas de documentos secretos sobre ovnis, entre os quais, também, há uma carta com uma ordem daquele que duas vezes foi Primeiro-ministro Winston Churchill para que fosse mantida em segredo a notícia do avistamento de um disco voador por um piloto militar durante os anos da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando Churchill estava no comando do país.

Os documentos foram publicados pelo Arquivo Nacional e abarcam várias décadas até o final do século passado. A nota que se refere ao histórico líder britânico é de 1999 e saiu das caixas do Ministério da Defesa. Nela, um homem, cuja identidade não foi revelada, afirma que seu avô assistiu a uma reunião entre Churchill e Dwight Eisenhower, que durante a guerra foi general das forças armadas norte-americanas (e mais tarde presidente dos EUA), na qual o primeiro contou que um avião da Força Aérea de sua Majestade foi flanqueado por um ovni metálico. Os dois homens concluíram que o melhor seria manter a notícia em segredo, segundo a misteriosa testemunha. No mesmo documento, é possível ler que "O Ministério da Defesa britânico não tem nenhum conhecimento específico sobre os ovnis. Tampouco os têm pelo que se refere a outras formas de vida extraterrestre, ainda que neste campo sua atitude seja a de ter uma mentalidade aberta".

Um dos especialistas que o governo britânico encarregou de avaliar os avistamentos, Nick Pope, foi citado hoje pela BBC. De acordo com ele, "a maior parte do material de arquivo dos anos cinquenta foi destruída". Pope afirmou que Churchill mandou esconder a notícia temendo que a mesma "pudesse causar pânico massivo ou transtornar as ideias religiosas das pessoas".

Não é a primeira vez que o Ministério da Defesa desclassifica documentos sobre o tema, apesar de que a aparição, por interposta pessoa, do mais célebre político da historia britânica acrescente interesse aos estranhos fenômenos que aconteceram nos céus do Reino Unido.

Em 1997, um avião desapareceu no norte da Inglaterra e os restos nunca foram achados pelas equipes de resgate. No final dos noventa, um "ovni escuro e triangular" ficou parado um tempo sobre o condado de Kent e o avistamento nunca foi explicado pela investigação posterior. De fato, os dados oficiais dizem que o espaço aéreo nesse momento não foi violado. Em 1995, o piloto de um avião que se aproximava do aeroporto de Manchester declarou haver visto um objeto não identificado enquanto, no mesmo momento, uma testemunha que se encontrava em terra afirmou haver visto um ovni, que desenhou uma representação. "Tinha o tamanho de 20 campos de futebol", declarou. Uma investigação posterior não chegou a nenhum resultado apreciável.

Nos documentos desclassificados, também se faz referência aos anos da guerra fria nos quais foram detectadas quase 200 incursões de aviões soviéticos. Numa nota de 1996 se afirma que os misteriosos avistamentos realizados por radar foram certamente aviões de reconhecimento ou antissubmarinos da União Soviética. O regime comunista colapsou em 1991, ano em que diminuíram os avistamentos, porém não desapareceram como demonstram os casos de Kent e Manchester.