sexta-feira, setembro 24, 2010

Brilhantes auroras em Saturno


Brilhantes auroras em Saturno

‘Novas imagens da sonda 'Cassini' são apresentadas no congresso de ciência planetária em Roma

EL PAÍS - Madrid – El País - 24/09/2010

Tradução de Antonio de Freitas

Novas imagens extraídas das observações da sonda Cassini mostram brilhantes auroras no planeta Saturno, um impressionante espetáculo luminoso, durante um período de dois dias. Esta informação foi extraída, pela primeira vez, dos dados acumulados por um instrumento da nave espacial. Estas imagens e os resultados preliminares de sua análise foram apresentados por Tom Stallard, principal cientista do instrumento, hoje no Congresso Europeu de Ciência Planetária em Roma.

No filme, o fenômeno da aurora varia "significativamente", assinala Stallard, ao longo de um dia de Saturno, que dura ao redor de 10 horas e 47 minutos. Nos lados do meio-dia e da meia-noite (à esquerda e à direita nas imagens, respectivamente, correspondentes aos dias 22 e 23 de setembro de 2007.), o brilho se observa durante várias horas. Assim, na rotação do planeta se pode ver como estas aparecem e reaparecem ao mesmo tempo e no mesmo lugar no segundo dia, o que sugere que são controladas diretamente pela orientação do campo magnético de Saturno.

"As auroras de Saturno são muito complexas e apenas estamos começando a compreender todos os fatores involucrados. Este estudo proporcionará uma visão mais ampla da grande variedade de diferentes características da aurora que se podem ver, e nos permitirá entender melhor o que controla as mudanças em sua aparência", destacou Stallard.

As auroras em Saturno se produzem da mesma forma que as auroras boreais na Terra. As partículas de vento solar são canalizadas pelo campo magnético de Saturno até os pólos do planeta, onde interagem com gás eletricamente carregado (plasma) na alta atmosfera e emitem luz. Em Saturno, contudo, as características das auroras também são afetadas por ondas eletromagnéticas que são geradas quando as luas do planeta se movem através do plasma presente na magnetosfera de Saturno.

As novas imagens, em falsa cor, mostram a aurora de Saturno em verde brilhante ao redor do pólo sul do planeta. A missão Cassini-Huygens é um projeto cooperativo da NASA com a Agência Européia do Espaço (ESA) e a Agência Espacial Italiana (ASI).