terça-feira, setembro 14, 2010

Elvis vive (na internet)

Elvis vive (na internet)

ANTONIO FRAGUAS GARRIDO – El País - 12/09/2010

Tradução de Antonio de Freitas

Este ano se comemora o 75º aniversario de nascimento de Elvis Presley. Abundam as webs de tributo

O portal oficial sobre Elvis é o lugar para se iniciar no mito e no ser humano real. Além de muita informação, conta com vídeos, fotos, zona de admiradores e um planificador multimídia para percorrer o mundo da estrela.


A loja virtual e oficial de Elvis leva a um novo nível o conceito de merchandising. Está ordenada tematicamente e se pode adquirir qualquer produto imaginável: desde um refrigerador de latas de refrigerantes até sues famosos trajes de lantejoulas (com capa) ou um boneco Senhor Batata Elvis.


Este portal com versão em espanhol está centrado na música do roqueiro. Conta com podcasts (arquivos de sons ordenados cronologicamente) com canções e com uma zona comercial para comprar sua discografia.

4. Por suas próprias palavras
http://interviews.elvis.com.au/
“Acho que sou apenas um rapaz do sul”. Esta e outras centenas de declarações estão publicadas neste portal australiano que recopila todas as entrevistas que concedeu Elvis. Há transcrições, mas também vídeos e arquivos sonoros.

5. De museu

A figura de Elvis ingressou no respeitado Hall of Fame (Salão da Fama) dos Estados Unidos em 1986. Junto a seu nome estavam os de gênios como Chuck Berry e Little Richard. Nessa página oficial se conta como foi a cerimônia. Também se pode ver os objetos de Elvis exibidos no museu.

O Open Directory Project é o maior índice de Internet mantido e organizado por seres humanos (e não por máquinas). Conta com uma seção dedicada a Elvis que funciona como um grande arquivo organizado por categorias: descargas, filmes, clubes de fãs…

Em espanhol há vários clubes de admiradores de Elvis. Este, criado em 1991, assegura contar com o reconhecimento “de Graceland”. Além de muita informação, contam com um chat todo primeiro domingo de cada mês, um programa de rádio (La hora Elvis) e organiza reuniões.

Esta web um tanto caótica oferece conteúdos em vídeo, como a seção dedicada ao médico pessoal de Elvis, a panorâmica de 360 graus da cidade de Memphis e o especial sobre os alfaiates do cantor…


Dizem que é como viver um concerto de Elvis: um documentário ganhador de um Globo de Ouro, remasterizado em alta definição, Elvis on tour, e também a caixa de DVD do 75º aniversario: 17 filmes nos quais atuou o roqueiro. Esta é a web oficial destes lançamentos.

As especulações sobre a morte de Elvis estão bem vivas. O realizador Adam Muskiewicz fez em 2005 um exaustivo documentário intitulado ‘A verdade sobre Elvis’. Em sua página web segue recopilando testemunhos e elementos que provariam que o Rei do Rock segue vivo.