segunda-feira, dezembro 20, 2010

Amanhã haverá um eclipse total da Lua


Amanhã haverá um eclipse total da Lua

Coincidindo com o amanhecer, a sombra do vulcão Teide apontará para o satélite eclipsado num alinhamento "quase perfeito"

EL PAÍS AGENCIAS - Madrid – 20/12/2010


Tradução de Antonio de Freitas

Amanhã, pouco antes do amanhecer, se produzirá um
eclipse total da Lua, pois a Terra se interporá entre o Sol e o satélite, que se encontra em fase de plenilúnio ou lua cheia, e a sombra do planeta azul irá pouco a pouco ocultando-o até tapá-lo por completo.

Diferentemente dos eclipses totais do Sol, os eclipses lunares são observados de todo o hemisfério noturno terrestre. O fenômeno se iniciará às 08:29 GMT e o momento principal ocorrerá às 11:40, quando a Terra tapará a Lua.

Contudo, em um eclipse total da Lua, esta não desaparece por completo, segundo explicou o Instituto Astrofísico de Canárias (IAC). Os raios do Sol, refratados na atmosfera terrestre, podem iluminar a superfície lunar, que se verá da Terra em tonalidades avermelhadas.

Na Espanha poderá se contemplar as primeiras fases do eclipse, já que a saída do sol estragará o espetáculo. Tampouco parece que o tempo vá acompanhar. Os canários serão os mais afortunados.

Em Tenerife poderá se vê uma "imagem única", contou o IAC, já que a sombra do vulcão Teide sobre a atmosfera coincidindo com o amanhecer apontará diretamente à Lua eclipsada num alinhamento "quase perfeito". Isto já ocorreu no eclipse de 9 de janeiro de 2001. Dez anos depois, este novo "espetáculo" do céu será retransmitido ao vivo através da página de Internet
www.eclipsesolar.es.

Em sua web, a NASA tem um espaço especial no qual oferece a possibilidade de falar com alguns de seus especialistas do centro lunar Marshall Space Flight Center. Ademais, os interessados em astronomia poderão entrar em contato durante o eclipse enviando a mensagem "I'm here" (Estou aqui).

O Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA, em Pasadena (Califórnia), organizou um concurso de fotografia e a imagem selecionada se converterá no fundo de tela oficial do laboratório.