segunda-feira, outubro 13, 2008

Krugman ganha o Nobel de Economia


Krugman ganha o Nobel de Economia

A academia sueca premia o estadunidense por sua análise dos padrões de comércio e localização da atividade econômica

AGENCIAS – El País - Estocolmo - 13/10/2008

Tradução de Antonio de Freitas

O estadunidense Paul Krugman ganhou hoje o Prêmio Nobel de Economia por sua análise dos padrões de comércio e a localização da atividade econômica, segundo informou a Real Academia Sueca de Ciências. Krugman, de 55 anos, é professor de Economia e Assuntos Internacionais na Universidade de Princeton (EUA) e destacou-se por ser crítico das políticas econômicas neoliberais do presidente George W. Bush.

A Academia reconheceu seus trabalhos sobre comercio internacional que o levou a desenhar uma "nova geografia econômica" e uma "nova teoria do comercio". Krugman foi premiado em 2004 com o ‘Príncipe de Asturias de las Ciencias Sociales’. Ademais, em 1991, a Associação Econômica Americana lhe concedeu a medalha John Bates Clark.

Crítico com o sistema

Autor de mais de 200 artigos e uma vintena de livros, Krugman é também colunista habitual do ‘The New York Times’. Sua obra ‘Economia Internacional: A teoria e a política’ é um livro de referência nesta disciplina. Em O Grande Engano (2003), uma recopilação de seus artigos jornalísticos, denuncia a submissão do sistema político, judicial e econômico estadunidense à extrema direita.

"Vou tomar uma banho para depois oferecer uma coletiva de imprensa; telefonei a meus pais e a minha esposa, porém ainda não tive tempo de tomar uma xícara de café", afirmou por telefone o economista nova-iorquino após conhecer a noticia.

O anúncio do Nobel de Economia encerra o ciclo destes prêmios, que começou na segunda-feira da semana passada (06 de outubro) com o de Medicina. O prêmio está dotado com dez milhões de coroas suecas (um milhão de euros) e será entregue no dia 10 de dezembro, aniversario da morte de Alfred Nobel.