segunda-feira, abril 13, 2009

Obama ordena a suspensão das restrições a viagens e remessas para Cuba


Obama ordena a suspensão das restrições a viagens e remessas para Cuba

O presidente dos EUA busca aproximação a La Habana, após um embargo que já dura mais de quatro décadas - Washington quer sentar as bases para que haja "mudanças democráticas" na ilha

EFE / ELPAÍS.com - Washington - 13/04/2009

Tradução de Antonio de Freitas Jr.

Na mudança mais significativa dos Estados Unidos com Cuba, o presidente Barack Obama decidiu hoje suspender as restrições às viagens de familiares e remessas de dinheiro à ilha, segundo um alto funcionário do governo. Fontes da Casa Branca já haviam adiantado que se anunciariam as medidas antes da Cumbre das Américas que começa na sexta-feira (17/04) em Trinidad y Tobago.

Obama deu ordens ao Departamento de Estado, do Tesouro e do Comércio para que se ponha em marcha o antes possível a suspensão destas restrições, que inclui medidas para facilitar as comunicações com a ilha e um chamamento ao governo castrista para que não interfira nos envios.

Esta medida afetará a mais de um milhão e meio de exilados que durante o governo de George W. Bush viram endurecer os requisitos para enviar dinheiro e viajar à ilha para visitar a seus familiares.

''Este é um esforço para chegar aos cubanos, é um esforço para respaldar o desejo dos cubanos de decidir livremente o futuro de seu país", disse um alto cargo em Washington ao jornal “The Miami Herald”. "O presidente disse que este é o meio mais direto para abrir o tipo de espaço que é necessário para ver mudanças democráticas em Cuba".

A partir de agora, as pessoas que desejem poderão enviar Pinheiro e pacotes de ajuda humanitária a ilha, e se suspende a proibição de enviar mercadorias como sementes para as plantações ou material para a pesca. Os envios poderão se dirigidos a qualquer cidadão da ilha, com exceção de funcionários do regime, que não poderão beneficiar-se destas medidas. Assim mesmo, as visitas carecerão de limite temporal ou de frequência, segundo explicou o alto funcionário.

Um terceiro aspecto da iniciativa prevê aumentar as comunicações com a ilha, assim como as negociações para buscar e pôr em marcha serviços desta índole em Cuba. Assim, por exemplo, as pessoas que desejem poderão pagar do o exterior os telefones celulares de residentes cubanos.

A suspensão das restrições se combina com um "chamamento claro" do governo de Obama para que o regime cubano deixe de interferir nos envios e na vida de seus cidadãos, agregou o funcionário.