Paul McCartney assustado diante de sua cópia em cera
Madame Tussauds completa 250 anos
O museu de cera mais antigo do mundo celebra mais de dois séculos
ANA SERRANO – EL PAÍS - 05-12-2011
Tradução de Antonio de Freitas
É o museu de cera mais antigo do mundo, tanto que está celebrando os 250 anos de sua fundadora. Trata-se de Madame Tussauds, um ícone do ‘kitsch’ mundial que atrai mais turistas que uma boa pinacoteca.
A senhora Tussaud nasceu em Estrasburgo, França, em 1761, e aprendeu a arte de modelar em cera de um médico especialista, em cuja casa sua mãe foi governanta. Sua primeira figura foi a de Voltaire, em 1777, e desde então se dedicou a fazer máscaras de falecidos célebres durante a Revolução Francesa. Seu hobby converteu-se em espetáculo circense em Londres, onde nasceu seu primeiro museu em 1835, em Baker Street.
Hoje não apenas é uma das maiores atrações turísticas de Londres, mas estendeu seus tentáculos por todo o mundo. Há sucursais de Madame Tussauds em todo o mundo: Los Angeles, Sidney, Hong Kong, Amsterdam, Nova York, Las Vegas...
Um famoso não é de verdade famoso até que tenha sua figura de cera em uma das salas de Tussauds... pareça com quem pareça. Porque, como se verifica, nem todas as estátuas representam sua celebridade tão bem como deveria ser. Porque nem sequer no século XXI, quando a técnica permite fazer coisas como realizar transplantes de cara em seres humanos, mas não copiar uma em cera.