terça-feira, fevereiro 03, 2009

Morre o pai dos bonequinhos Playmobil

Morre o pai dos bonequinhos Playmobil

O alemão Hans Beck desenhou os célebres bonecos de plástico que venderam mais de 2,2 bilhões de unidades

EFE - Berlín – El País - 03/02/2009

Tradução de Antonio Freitas

O desenhista alemão Hans Beck, inventor e pai dos bonequinhos de plástico Playmobil, faleceu dia 30 de janeiro aos 79 anos de idade, comunicaram ontem fontes da empresa Geobra-Brandstätter, fabricante dos famosos bonecos. Beck, cujas crianças venderam 2,2 bilhões de exemplares desde que se iniciou a produção em série, em princípios da década de 70 do século XX, faleceu após uma longa enfermidade em sua casa às margens do lago Constanza (fronteira entre Suíça, Alemanha e Áustria).

Ele escreveu uma "importante página na historia dos jogos infantis" com o desenvolvimento de uns versáteis bonecos de plástico que desde que saíram a venda, em 1974, chegaram aos dormitórios infantis de todo o mundo, destacou a empresa. Nascido em 1929, no estado alemão de Turingia (no centro do país), Beck formou-se na cidade de Zirndorf, onde aprendeu o oficio de carpinteiro e especializou-se na produção de brinquedos, principalmente automóveis e aviões. Começou a trabalhar na empresa Geobra em 1958, concentrando-se inicialmente em maquetes de aviões, maquinaria e veículos industriais.

Treze anos depois de iniciar sua carreira, a empresa lhe destinou ao departamento de jogos infantis, com a missão de desenvolver uma nova gama de produtos para crianças, de automóveis a modelos humanos. Sua primeira figurinha media 7,5 centímetros, era facilmente manejável por uma mão infantil e movia braços e pernas. Daí surgiu a ideia de converter esse protótipo em uma criatura dotada para a absoluta versatilidade, de adaptar-se a qualquer situação e profissão, foram cidadãos ocidentais, índios ou vaqueiros. Inicialmente, seus modelos foram concebidos para crianças de até quatro anos.

Nos trinta anos seguintes ao seu lançamento, os bonecos Playmobil deixaram de ser um produto exclusivamente infantil, no sentido literal da palavra, para fascinar a colecionadores adultos de todo o planeta. Geobra é hoje uma empresa com 3.000 empregados, que exporta seus bonequinhos a 70 países dos cinco continentes.