quarta-feira, maio 19, 2010

Beatles esquecidos na gaveta


Beatles esquecidos na gaveta

Postas à venda 38 fotografias inéditas do quarteto de Liverpool
MIRIAM LAGOA - Madrid – El País - 19/05/2010

Tradução de Antonio de Freitas

Este ano completou 40 anos da separação do grupo de música mais influente. Quatro décadas que aumentaram a lenda do quarteto de Liverpool e nas quais não se deixou de reeditar, descobrir e valorizar qualquer material relacionado com a banda de Paul McCartney, John Lennon, George Harrison e Ringo Starr. O último, ou penúltimo dependendo do ângulo que se veja, são 38 instantâneas inéditas que o fotógrafo britânico Paul Berriff tomou a princípios dos anos 60 e que permaneceram esquecidas entre milhares de negativos armazenados num sótão.

As fotografias mostram
os Beatles entre 1963 e 1964, quando começava a fulgurante carreira do quarteto. Berriff consciente do tesouro econômico que tem entre as mãos pôs à venda 49 cópias de cada foto a um preço de 2.495 libras (algo mais de 2.900 euros) cada uma. As imagens não revelam nada novo, mas tem o valor de terem sido tomadas na época em que uns juveníssimos Beatles começaram a explorar a imagem que os fez famosos: pulcros trajes escuros e franjinhas traçadas milimetricamente. Uma época também na qual eles ainda eram acessíveis aos fotógrafos de imprensa, que foram vetados a partir de 1965 quando as imagens do grupo eram registradas unicamente pelo fotógrafo oficial contratado pela discográfica.

Paul Berriff explicou que tomou as fotografias quando tinha 16 anos e trabalhava como estagiário no jornal
Yorkshire Evening Post. As instantâneas, em preto e branco, mostram os Beatles em atitude relaxada e brincalhona antes de vários shows em Liverpool, Manchester, Leeds e Huddersfield. O fotógrafo britânico passava duas ou três horas com a banda antes de cada atuação e tinha total acesso aos camarins dos quatro de Liverpool.

Berriff, que também fotografou o Queen e os Rolling Stones, se mostrou surpreso por seu esquecimento e pelo bom estado em que se encontram as imagens depois de haver estado mais de 45 anos guardadas em várias caixas. No passado mês de abril estiveram expostas num museu de Londres e agora podem ser compradas através da web
The Beatles Hidden Gallery. Um esquecimento de 40 anos que pode ser a aposentadoria dourada para Berriff.