quarta-feira, março 31, 2010

O Acordo de Copenhague consegue aprovação de 110 países


O Acordo de Copenhague consegue aprovação de 110 países

China e EUA lideram a lista de adesões ao documento que não impõe limites às emissões de gases contaminantes nem é vinculante

REUTERS - Oslo - 31/03/2010

Tradução de Antonio de Freitas

Três meses depois de que ser redigido o acordo final sobre o clima na Conferência de Copenhague a maioria dos países emissores de gases de efeito estufa aderiu ao pacto, segundo a lista publicada dia 31 de março, quarta-feira, pela ONU. Encabeçando os 110 estados encontram-se a China e os EUA, destaca a organização.

A lista contribui para pôr fim a semanas de incerteza sobre o apoio final que receberia o texto negociado pelo Secretariado das Nações Unidas para a Mudança Climática após o desencontro na conferência dinamarquesa. O acordo, que não é vinculante nem estabelece os compromissos nacionais para conseguir a redução de dois graus centígrados estabelecida no texto, é o máximo que se pôde obter de uma conferência "decepcionante" que custou o cargo a Yvo de Boer, responsável da ONU para a mudança climática.

Brasil negocia com EUA criação de base militar conjunta no Rio de Janeiro


O governo brasileiro negocia com os EUA uma base militar conjunta no Rio de Janeiro

O Chefe do Pentágono, Robert Gates, visitará o país sul-americano em abril

JUAN ARIAS Rio de Janeiro – El País - 01/04/2010

Tradução de Antonio de Freitas

O governo brasileiro começou as negociações com os Estados Unidos para criar no Rio de Janeiro uma base para vigiar o tráfico de drogas na região, similar às existentes em Key West (Florida) e em Lisboa, segundo informou o jornal ‘O Estado de São Paulo’.

À frente das negociações está o comandante Douglas Fraser, responsável pelas operações do Pentágono na América Latina, e Nelson Jobim, Ministro de Defesa brasileiro. Igual às bases nos EUA e em Portugal, a brasileira serviria para a cooperação multinacional contra o tráfico de drogas e o terrorismo. Key West se encarrega de vigiar a América do Norte e o Caribe, enquanto que a base portuguesa, localizada às margens do rio Tejo, exerce controle sobre o Atlântico Norte. A base do Rio de Janeiro se encarregaria do Atlântico Sul.

O Secretário de Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, tem programada uma visita ao Brasil a meados de abril na qual tratará com o governo brasileiro a cooperação estratégica militar entre ambos os países.

segunda-feira, março 08, 2010

"Sim, se vê as pirâmides do espaço"


"Sim, se vê as pirâmides do espaço"

O astronauta japonês Soichi Noguchi envía imagens de toda a Terra ao Twitter da ISS

EL PAÍS - Madrid - 08/03/2010

Tradução de Antonio de Freitas
Mais de 46.800 pessoas já viram as pirâmides egípcias do espaço. Não é uma lenda urbana. Seu autor acompanha a imagem com o comentário: "Sim, se vê as pirâmides do espaço". O astronauta japonês Soichi Noguchi, que está em órbita na Estação Espacial Internacional (ISS em inglês) há 77 dias, se converteu nos olhos de dezenas de milhares de usuários Twitter que, cada dia, permanecem na expectativa diante da janela que, de seu computador, se abre ao espaço.

No dia 24 de janeiro passado, Noguchi publicou a primeira instantânea em seu microblog: uma imagem de Porto Príncipe dois dias depois do terremoto que destruiu a capital haitiana. O astronauta japonês se converteu, em menos de dois meses, num documentarista gráfico de sucesso. Entre as imagens mais destacadas se encontram a da Grande Rocha, na Austrália, com mais de 21.000 visitas; o Kilimanjaro, vista por 46.300 pessoas; e as dunas vermelhas ao amanhecer no deserto da Arábia, que deslumbraram 39.000 usuários. Mas, também, há espaço para obsessões pessoais, como as imagens de glaciares na Patagônia, a lua e as cidades mais iluminadas do mundo, de noite.

segunda-feira, março 01, 2010

José Mujica assume a presidência do Uruguai


José Mujica assume a presidência do Uruguai
e se compromete com o gasto social

O novo governante, de 74 anos, se torna o segundo Presidente de esquerda na história do país

EFE - Montevideo – El País - 01/03/2010

Tradução de Antonio de Freitas

O ex-guerrilheiro José Mujica, do bloco de esquerda Frente Ampla, tomou posse hoje como o 52º Presidente do Uruguai, em uma cerimônia no Palácio Legislativo de Montevidéu, onde ele garantiu que o gasto social será um dos pilares de seu mandato.

"Atualmente, 2% dos uruguaios vive na pobreza,o que é uma vergonha nacional", disse o presidente em sua mensagem de posse. "Um em cada cinco uruguaios é pobre, mas o país está indo bem ... O Uruguai está se movendo em duas velocidades", disse o novo Presidente, referindo-se à pobreza, que em sua opinião, "não é justo além de que é perigoso".

Mujica, que venceu as eleições no país em 29 de novembro do ano passado, jurou na sua posse diante da senadora Lúcia Topolansky, sua esposa. Em seu discurso, o ex-guerrilheiro tupamaro reiterou o seu compromisso com o Mercosul, a aliança regional formada por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, com a Venezuela em processo de integração formal.

Mujica, que antes e durante a ditadura que governou o Uruguai entre 1973 e 1985 esteve preso em condições duras, disse que as forças armadas do Uruguai "estão cheias de pessoas pobres" e assinalou seu compromisso de apoiar as tropas com os planos de habitação e melhoria de seus salários.

Na cerimônia de posse estiveram presentes os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, da Colômbia, Álvaro Uribe, da Venezuela, Hugo Chávez, da Bolívia, Evo Morales, do Paraguai, Fernando Lugo, e do Equador, Rafael Correa. Também estiveram presentes na cerimônia Felipe de Bourbon, representando a Espanha, e a Secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton.

O novo governante, de 74 anos, que participou do evento vestido com um terno azul escuro, mas sem gravata, se torna o segundo Presidente de esquerda da história do país ao substituir Tabaré Vázquez, seu parceiro na Frente Ampla. Em 2005 Vazquez quebrou a hegemonia de mais de um século e meio do Partido Colorado e do Partido Nacional (Blanco).