terça-feira, outubro 13, 2009

Saramago acerta contas com Deus

Saramago acerta contas com Deus

Babelia adianta a nível mundial o primeiro capítulo da nova novela do Nobel português: 'Caím'

WINSTON MANRIQUE SABOGAL - Madrid – El País - 13/10/2009

Tradução de Antonio de Freitas Jr.

"Quando o senhor, também conhecido como deus, se deu conta de que a Adão e Eva, perfeitos em tudo o que se mostrava à vista, não lhes saía nem uma palavra da boca nem emitiam um simples som, por primário que fosse, não teve outro remédio que se irritar consigo mesmo, já que não havia ninguém mais no jardim do éden a quem responsabilizar da gravíssima falta...". Com esta cena começa José Saramago sua nova novela na que faz uma nova incursão na Bíblia e que intitulou ‘Caín’ (Alfaguara). Uma obra na qual o Nobel português faz uma revisão do Antigo Testamento e que Babelia adianta, em ELPAÍS.com, em exclusiva a nível mundial, já que a novela chegará às livrarias da Espanha e de Portugal nesta quinta-feira, 15 de outubro.

Após sua visão do novo testamento em ‘O evangelho segundo Jesus cristo’, em 1991, que aumentou sua popularidade em todo o mundo, Saramago regressa no tempo e nas raízes da historia do cristianismo ao oferecer uma visão heterodoxa e enfrentar a Deus e a suas criaturas.

"Deus, o demônio, o bem, o mal, tudo está em nossa cabeça, não no Céu ou no inferno, que também inventamos. Não nos damos conta de que, havendo inventado a Deus, imediatamente nos escravizamos a ele". Esta é uma das reflexões que fez o escritor sobre seu novo livro no qual, de alguma maneira, pede contas a Deus. Esta reinvenção literária-histórica está carregada da sutil e elegante ironia e humor de Saramago, com uma historia que vai além do mero fato narrado e conhecido de Deus, Caím e Abel, ao abordar um tema eterno e agora muito candente: sobre crer ou não crer num ser supremo, que deriva em questões como a religiosidade, o poder e a tirania, a existência ou não do destino e seu sentido e muitas outras perguntas que assomam nesta visão heterodoxa de José Saramago.