terça-feira, março 31, 2009

Uma roupa nova para a torre Eiffel


Uma roupa nova para a torre Eiffel

60 toneladas de pintura foi o presente da Prefeitura no 120º aniversário do monumento

ELPAÍS.com - Madrid - 31/03/2009

Tradução de Antonio de Freitas Jr.

A torre Eiffel, o monumento pagão mais visitado do mundo, símbolo da França e da Europa, completou nesta terça-feira (31/03) 120 anos. Para celebrar o aniversário do monumento desenhado por Gustave Eiffel, a Prefeitura de Paris deu-lhe uma nova capa de pintura. "Como nos pediu Gustave Eiffel no seu testamento, temos que repintar a torre regularmente para protegê-la da corrosão", explicou Jean-Bernard Bros, Secretário do Prefeito de Paris.

Há 120 anos se inaugurou a Exposição universal de Paris, em 31 de março de 1889, para comemorar o centenário da Revolução francesa. A torre, que foi a mais alta do mundo durante 40 anos – até que em 1929 se construiu o Edifício Chrysler em Nova York-, se converteu no símbolo da exposição, ainda que os artistas não gostaram da estrutura de ferro, que consideravam "feia e monstruosa".

Artistas, escritores e arquitetos escreveram uma carta de protesto "contra a torre do Senhor Eiffel" que qualificaram de "esqueleto de atalaia" (Paul Verlaine), ou "pirâmide alta e magra de escalas de ferro" (Guy de Maupassant). Tentaram, sem sucesso, paralisar as obras em 1887.

A construção finalizou às 13.30 hora local de 31 de março de 1889, quando Eiffel subiu os 1.710 degraus existentes desde a base até o terceiro andar da "Dama de Ferro" e hasteou a bandeira francesa.

Para esta campanha de renovação serão necessárias 60 toneladas de pintura, modelo "castanho torre Eiffel", que cobrirão uns 250.000 metros quadrados de vigas. No princípio de sua historia, a torre era marrom. Mais tarde foi pintada de amarelo e nos anos 50 de vermelho, antes de voltar a sua cor original.

Paris prevê numerosos atos para comemorar o aniversário: exposições, concertos, fogos de artifícios e visitas gratuitas para alunos dos colégios de Paris. 6,9 milhões de pessoas visitaram a torre em 2008, sendo que 75% chegaram de fora da França. A sociedade que explora o monumento prevê uma diminuição de visitas para 2009 pela crise econômica