quarta-feira, novembro 18, 2009

A temperatura global pode subir até seis graus


A temperatura global pode subir até seis graus caso não se tomem medidas urgentes

Um informe do ‘Global Carbon Project’ alerta para as consequências irreversíveis do aquecimento global - A diretora do estudo adverte que Copenhague é "a última oportunidade para estabilizar o clima"

ELPAÍS.com - Madrid - 18/11/2009

Tradução de Antonio de Freitas Jr.

A temperatura aumentará seis graus antes do fim do século, segundo um estudo publicado na revista ‘Nature Geoscience’ e realizado pela associação ‘Global Carbon Project’, que contou com a participação de 31 pesquisadores de sete países. O estudo confirma o pior dos cenários em que se movem os prognósticos sobre a mudança climática; até agora, os melhores propósitos dos Estados falam em reduzir a dois graus o aumento da temperatura daqui a 2050 já que situava aqui o umbral do que se considerava realmente perigoso.

Este aumento seria ainda mais grave próximo dos pólos e poderia ter consequências irreversíveis para a Terra. Os cientistas afirmam que a responsabilidade é do aumento de emissões de carbono, provocado, sobretudo pela indústria, pelo transporte e pelo desmatamento. O estudo afirma que até 2002, as emissões cresceram em torno de um ponto anual e a partir daí o aumento chegou até 3%.

O estudo põe de relevo a grande importância da próxima conferência de Copenhague, onde a comunidade internacional deve firmar um novo acordo para tratar de frear a mudança climática. Corinne Le Quéré, diretora do estudo da Universidade de East Anglia, assegurou que foi provado um aumento das emissões em 29% entre 2000 e 2008. Os cientistas prevêem que haverá pequenos retrocessos este ano, porém mais aumentos a partir de 2010.

"A Conferencia de Copenhague este mês é a última oportunidade de estabilizar o clima", advertiu a professora Le Quéré. "Se o acordo é demasiado fraco ou não se respeitam os acordos não vamos ver um aumento de 2,5 ou 3 graus: vai ser 5 ou 6, porque esse é o caminho por onde vamos", advertiu. O estudo também revela que pela primeira vez se detectou uma falha na capacidade da Terra para absorver dióxido de carbono, provavelmente devido ao aumento de temperatura.