BOB STRONG (REUTERS) - 22-08-2011
A bandeira da vitória
Milhares de pessoas na capital líbia festejam a entrada dos rebeldes.
Quatro décadas de poder absoluto
El País -22-08-11
Tradução de Antonio de Freitas
- 1969. Muamar Kadafi, e outros oficias de esquerda do Exército, derruba o rei Idris I e instauram o Conselho Supremo da Revolução.
- 1973. Declara a Revolução Cultural para criar uma sociedade nova e instalar comitês populares em escolas, hospitais e na Administração.
- 1975. Kadafi apresenta o ‘Livro verde’, que expõe sua original concepção de um islã politizado, nem laico nem integrista.
- 1977. Proclama a ‘Yamahiriya’ (República das massas), que instaura o Congresso Geral do Povo e os comitês revolucionários.
- 1981. Os EUA derrubam dois aviões líbios no golfo de Sirte, reivindicado por Trípoli.
- 1985. Duplo atentado terrorista nos aeroportos de Roma e Viena. Morrem 19 pessoas. Os EUA acusam o governo líbio de estar vinculado aos terroristas.
- 1986. Atentado contra uma discoteca em Berlim, Alemanha, frequentada por soldados norte-americanos: 3 mortos e 300 feridos. Em represália, aviões dos EUA bombardeiam Trípoli e Bengasi, matando 44 pessoas, incluída uma filha de Kadafi.
- 1988. Atentado contra um avião da Pan Am que cai sobre Lockerbie (Escócia), matando 270 pessoas. Dois líbios são acusados pela justiça britânica, mas Kadafi se nega a entregá-los.
- 1992. A ONU impõe sanções econômicas e diplomáticas a Líbia para que entregue os suspeitos do atentado de Lockerbie.
- 1999. Entrega dos acusados do ‘caso Lockerbie’. A ONU suspende as sanções contra a Líbia, que restabelece relações diplomáticas com o Reino Unido.
- 2003. O regime líbio assume sua responsabilidade pelo atentado, e aceita indenizar as vítimas. Kadafi renuncia ao programa de desenvolvimento de armas de destruição em massa.
- 2006. Restabelecem-se as relações diplomáticas e econômicas entre os EUA e a Líbia, que Washington apaga de sua lista de Estados terroristas.
- 2008. Visita a Trípoli de Condoleezza Rice, a primeira de um Secretario de Estado norte-americano em 55 anos a Líbia. Os dos países firmam um acordo para indenizar as vítimas de ataques na Líbia.
- 2009. Reino Unido entrega à Líbia um dos acusados do atentado de Lockerbie por razões de saúde.
- 2010. Acordo entre a União Européia e a Líbia para frear a imigração clandestina.