segunda-feira, agosto 29, 2011

Um visionário sem diploma


Um visionário sem diploma

O cofundador e presidente da Apple Computer foi um dos maiores inovadores da indústria informática. Os objetos de desejo e símbolos de status da companhia da maçã sempre estarão ligados a Steve Jobs.

EL PAÍS - Madrid – El País - 25/08/2011

Tradução de Antonio de Freitas

Sem diploma universitário algum, mas dotado de uma capacidade empreendedora e visionária sem igual, Steve Jobs conseguiu identificar a marca da maçã com sua pessoa. Cofundador e presidente de Apple Computer, ele foi um dos maiores inovadores da indústria informática. Nos anos oitenta revolucionou o mundo dos computadores com o lançamento do Macintosh e já no século XXI, a indústria de consumo com três dos gadgets tecnológicos de maior sucesso da historia: o iPod, o iPhone e o iPad. Todos eles, objetos de desejo e símbolos de status que sempre estarão ligados à figura de seu inventor.

Nascido em 24 de fevereiro de 1955 em ‘Los Altos’ (Califórnia/EUA) de uma mãe solteira, foi adotado com poucos meses de vida pelo casal Paul e Clara Jobs, que, como o próprio Jobs contou em numerosas ocasiões, prometeram ao firmar os papeis da adoção que o rapaz estudaria na Universidade (um projeto de sua mãe biológica que foi impedido pela gravidez). Após terminar o ensino médio, ingressou no ‘Reed College’ em Portland (Oregon/EUA), porém abandonou os estudos universitários um semestre depois. Nessa época, o jovem Jobs namorou a contracultura e chegou a viajar à Índia em busca de iluminação espiritual.

Após um estágio na empresa Hewlett-Packard em 1974, foi contratado pela Atari Inc como designer de videogames. Junto com o engenheiro Steve Wozniak, velho companheiro de colégio com quem compartilhava seu gosto pela informática e pela mística, e Ronald Gerald Wayne, volveu-se desde 1974 no desenvolvimento de um computador dirigido a usuários sem conhecimentos de informática.

A capacidade visionaria de Jobs e a preparação técnica de Wozniak deram seus frutos em 1976 com a criação em uma garagem do Apple I, um teclado combinado com um microprocessador conectado a um monitor. Nesse mesmo ano fundaram a Apple Computer.

O Apple II converteu-se no primeiro computador de consumo de massa e a Apple Computer na empresa de maior crescimento dos EUA. Em 1983 faturou dois bilhões de dólares e transformou seus sócios em milionários.

Depois do Apple II, os dois amigos revolucionaram o mundo da informática em 1984 com o lançamento do Macintosh, o primeiro computador que respondia ao conceito de PC (personal computer, ou seja, computador pessoal). Sua grande inovação foi o uso do mouse e do sistema de janelas.

A escolha em 1983 do ex-presidente da Pepsi-Cola, John Sculley, como dirigente máximo da empresa, provocou as primeiras desavenças entre Jobs e a companhia da maçã. Sculley, executivo da velha escola, chocou com a rebeldia e a heterodoxia de Jobs. Ademais, os conflitos com Wozniak forçaram a saída deste da empresa em 1985; nesse mesmo ano, também Jobs abandonou o barco de Apple.

Em 1986 Steve Jobs criou os estúdios de animação Pixar, que três anos mais tarde lograram seu primeiro Oscar de melhor filme de animação com o curta ‘Tin Toy’. Logo viria, em 1996, outro para ‘Toy Story’, o primeiro longa realizado integralmente por computador. Em 2005, Jobs vendeu Pixar a Disney por 7,4 bilhões de dólares, o que lhe converteu no maior acionista dos estúdios.

Jobs voltou a Apple em 1996, como assessor externo, e mais tarde como presidente, com o salário simbólico de um dólar, o que lhe valeu aparecer no livro ‘Guinness’ dos recordes como o executivo pior pago do mundo.

O lançamento em 1998 do iMac, um PC compacto, transparente e de desenho vanguardista, levantou a companhia. O sucesso de suas vendas revalorizou em 50% as ações da Apple. O iMac teve no iBook sua continuação.

A consolidação da Apple como marca de referência na eletrônica de consumo começou em 2001 com o lançamento do iPod, do qual até 2009 venderam-se mais de 220 milhões de unidades. Seu passo seguinte na hora de converter os produtos da companhia da maçã em ícones do consumo mais sofisticado e fetichista foi o iPhone, um telefone inteligente lançado em 2007. Até abril de 2010 Apple havia vendido mais de 50 milhões de iPhones.

A última grande visão de Jobs é o tablet iPad, que em seus primeiros três meses no mercado vendeu mais de três milhões de unidades.

Steve Jobs, que já havia sofrido um câncer de pâncreas, afastou-se temporariamente da companhia em janeiro de 2009, devido a uma piora de seu estado de saúde. Após submeter-se a um transplante de fígado, retomou seu trabalho cinco meses depois. Porém, voltou a anunciar seu afastamento temporário por razões de saúde em janeiro de 2011, dias antes que a companhia exibisse sua boa saúde econômica com resultados recordes durante o último trimestre de 2010.